Sobre as Universidades

A maior parte dos estudantes de universidades públicas fazem parte da classe média alta, para cima.Fato.

É extremamente difícil você encontrar filha de lixeiro fazendo medicina na USP (eu já encontrei, mas esse caso é uma exceção.).

Existem cotas para quem é estudante da rede pública, porém o governo não deve apoiar-se para sempre nessas cotas, a educação é um direito concedido á todos, então é papel do governo capacitar um aluno de escola pública, tanto quanto um aluno de escola particular, para poderem disputar de igual para igual.

Se a educação é um direito, porque o ensino superior é restrito?

É meio estranho restringir as universidades “públicas” a um determinado grupo de pessoas,mascarando o seu acesso atrás do  vestibular,é como se dissesse “Se você não entrou aqui é porque você não é capaz!”, meio estranho também é essa forma de medir a capacidade das pessoas, medindo apenas a capacidade que a pessoa tem de decorar. Recentemente foi feita uma pesquisa com alunos de universidades públicas que perguntava uma questão simples de geografia, não me lembro qual era a pergunta, mas o importante é que cerca de 95 por cento dos universitários erraram.Isso demonstra como essa forma de avaliação é apenas restritiva e não qualitativa.

O Prouni é mais uma babaquice que o governo inventou. O dinheiro gasto com o Prouni poderia muito bem abrir mais vagas nas universidades públicas.O pessoal das universidades privadas não gosta do Prouni, não gosta dos alunos do Prouni e não tem vergonha de demonstrar isso, pois é comum ouvir de um aluno do Prouni que os acessos à faculdade são limitados, os professores são diferentes, o tratamento é diferente, etc. Enfim o Prouni não deu certo.

Concluindo, as diferenças existem e são muitas, converse com um rapaz da escola pública e com um da escola particular e depois me diga o que ouviram.Mesmo com o Prouni, cotas e etc. o pessoal da rede pública ainda não se sente motivado o bastante para disputar uma vaga com o pessoal da rede particular.

E tem gente que ainda diz que o pobre é pobre por preguiça.

Você é pobre?Não!Ah então cala a boca, por favor!

Anúncios

~ por Cesar em 01/03/2010.

9 Respostas to “Sobre as Universidades”

  1. Infelizmente, o governo quer as pessoas burras pois quanto menos conhecimento as pessoas tiverem mais fácil será manipula-las e conseguir o seu voto. o nosso governo sempre foi um governo voltado pra elite.
    É triste alguem que não tem condições financeiras passar numa faculdade federal e não poder entrar.

  2. Acho q vc não pode generalizar…eu estudei com alunos do prouni e o tratamento era igual…pelo menos na minha sala. Preconceito sempre vai existir, claro, infelizmente…
    adorei seu blog!

  3. e é por isso que eu não tenho orgulho de ser brasileiro

    gostei do seu blog

    acessa lá tbm: http://www.peideipesado.blogspot.com

  4. ah, concordo contigo nisso tudo ai, sem tirar nem por.

  5. Só não concordei sobre o Prouni. Sou bolsista e confesso que tinha um pouco de medo no início da facul e tal. Com o tempo reparei que o tratamento é o mesmo e quantidade de alunos bolsistas é grande (estudo na Anhembi Morumbi), o problema é que muitos não assumem logo de cara.

    Sobre o tratamento dos professores: nunca reparei nenhuma diferença. Até porque eles nem sabem que é bolsista e quem não é (e, na verdade, a universidade tá cagando e andando. Ela tem interesse em manter o bolsista pq, de qualque forma, ela recebe a mensalidade do governo)

    • ah sim Vini,mas com o resto vc concordou?
      Então sobre o Prouni,deveria ser igual o tratamento
      dos alunos já que o governo paga para a faculdade,
      sei que a Anhembi e algumas outras faculdades são exemplos
      nessa questão,mas existem faculdades que fazem coisas
      do tipo,fazer uma sala para o pessoal do Prouni e uma sala para os pagantes,
      tiram o professor da sala do Prouni para colocarem na sala dos pagantes,
      e várias coisas desse tipo,então eu acredito que seria muito mais vantajoso
      aumentar as vagas nas universidades públicas…certo.

  6. nao só as universidades. o ensino e a educacão em si no brasil é uma merda. infelizmente. e nao temos políticos preocupados em melhorar. quanto mais alienados/densinformados/ignorantes forem as pessoas, mais eles aproveitam.

  7. Boa opinião sobre este tipo de sistema. Eu também concordo com as questões do prouni e das vagas sob cotas na universade. Fato é que nunca estaremos preparados para disputar de igual para igual com uma pessoa q tem 7 disciplinas a mais no curriculo de mesmo curso em escola publica e enquanto houver a progressão continuada a coisa vai ser assim. Até quando? Não sei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: